Já faz algum tempo que vemos frequentemente, tanto nas mídias sociais quanto nos meios de comunicação, notícias e novidades relacionadas à inteligência artificial (IA) e como ela pode revolucionar significativamente o panorama do emprego em escala mundial.
Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a IA deverá afetar cerca de 40% de todos os empregos existentes no mundo, uma mudança massiva que irá impactar tanto o modelo de trabalho quanto os aspectos que envolvem a sociedade.
Além disso, o FMI assegurou que a inteligência artificial afetará uma grande proporção de empregos, estimada em cerca de 60%, nas economias avançadas. Em metade dos casos, os trabalhadores se beneficiarão da integração da IA, resultando em um aumento significativo da produtividade.
Por fim, a IA terá a capacidade de realizar tarefas importantes atualmente executadas por humanos, o que pode reduzir a demanda por mão-de-obra, afetando salários e até mesmo levando à erradicação de empregos, de acordo com avaliações. Além dos benefícios para a vida dos trabalhadores, a IA pode amplificar as dificuldades e a escassez de infraestrutura enfrentadas por alguns países.
Gostou deste conteúdo? Não se esqueça de salvar e compartilhar com um amigo.
Comments